FAESDA
Por: FAESDA, 20/12/2021 em Notícias

Pitta e Agni: entenda a diferença entre os termos

De forma resumida, Pitta dosha é responsável pela digestão, enquanto Agni é a energia que exerce importante papel nesse processo. No entanto, para compreender plenamente as diferenças entre Pitta e Agni, vamos recorrer a Charaka e Sushruta, os autores clássicos da ayurveda. 

Pitta e Agni para Charaka:

Segundo Charaka, Agni tem a forma de energia e funciona por intermédio de Pitta. Quando está funcionando adequadamente, assume um importante papel na digestão. Por outro lado, quando se torna anormal, esse mesmo Agni se torna a razão para a indigestão. 

Ainda que tenham relação, Agni e Pitta são duas coisas diferentes, já que Agni está dentro de Pitta. Inclusive, Charaka também diz que se o ghee quente queima nossos dedos, nós dizemos que foi o ghee que queimou, mas na verdade o responsável é o Agni dentro do ghee.

Pitta e Agni para Sushruta:

Sushruta menciona Pitta e Agni separadamente. Jatharagni (o principal agni dentro do corpo) é comparado à Deus, já que não pode ser mostrado, enquanto Pitta pode ser visto com suas características específicas como cor, odor, sabor penetrante etc. O autor exemplifica dizendo que Ghee pacifica Pitta, mas aumenta o Agni. Por outro lado, tirar um cochilo durante o dia aumenta Pitta mas diminui Agni.

Em resumo, Agni e Pitta são duas substâncias diferentes, mas têm uma afinidade em comum. Agni é quente e é a energia dentro de Pitta. Ambos, com suas propriedades quentes e penetrantes, ajudam na digestão. Além de ser quente, Pitta é um líquido, o que não é o caso de Agni.

Uma das importantes subdivisões de pitta é chamada pachaka pitta, que se divide em partes líquidas e secas. Neste caso, Agni é a parte seca de pachaka pitta. Agni também é definido como o elemento fogo presente no corpo humano em nível microscópico.

 

Referências: Charaka Samhita, Sutra Sthana, cap. 12/11; Sushuruta Samhita, Sutra Sthana, Cap. 15/41; Sushuruta Samhita, Sutra Sthana, cap. 35/27.

Compartilhe: