Blog Faesda
Panchavidha Kashaya Kalpana – As 5 preparações fundamentais dos medicamentos
Nas últimas aulas práticas realizadas presencialmente na FAESDA, os alunos de Formação em Ayurveda exploraram diversas técnicas medicina ayurvédica. Uma dessas técnicas fundamentais é o estudo das Panchavidha Kashaya Kalpana, que se referem às cinco preparações fundamentais dos medicamentos
São elas:
– Swarasa (extrato/sumo)
– Kalka (pasta)
– Kwatha (decocção)
– Hima (infusão fria)
– Phanta (infusão quente)
A Hima e a Phanta são duas preparações bem simples e de grande validade terapêutica.
HIMA – Infusão Fria
É uma preparação líquida em que se coloca 1 parte de erva (em forma de pó grosso) com 6 partes de água em temperatura ambiente, que é deixada para descansar/infusionar por 6-8hs. Pode se preparar a noite para tomar de manhã. A preparação deve então ser macerada e coada, para tomar a dose de 96ml com pouca quantidade de açúcar ou outro adjuvante. Não deve ser guardada para depois, seu uso deve ser instantâneo.
Um exemplo: Dhanyaka Hima (infusão fria de Coentro) – alivia sensação de queimação, indigestão, dores abdominais, pacifica desordens de Pitta.
PHANTA – Infusão Quente
Semelhante à forma de preparação da Hima, porém utiliza-se água quente. Então se coloca 1 parte de erva (em forma de pó) e adiciona-se 4 partes de água fervente, que é deixada descansar até amornar. Deve-se então macerar e coar a preparação para tomar, com açúcar ou outro adjuvante. Também deve ser ingerida instantaneamente.
Um exemplo: Sudarshana Phanta (infusão quente de Crinum latifolim) – pacifica os três dosas e alivia todos os tipos de Jwara (febre).
Acompanhe nosso Instagram e veja um pouco das aulas práticas!