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Anemia e Leucemia – Uma visão sob a ótica do Ayurveda
Anemia e Pandu roga no Ayurveda.
Pandu é uma classificação de doença que envolve principalmente o Rasa Dhatu (tecido plasmático), com Pandora (palidez) como o principal sintoma apresentado. Essa palidez se manifesta na pele devido à deficiência do tecido sanguíneo, tanto na forma da hemoglobina como na função dos glóbulos vermelhos, por isso essa doença descrita no Ayurveda é semelhante às anemias. Outros sintomas associados são fadiga, mal-estar, febre, perda de peso, suores noturnos, palpitações, dispneia mesmo com pouco esforço. Diversas condições de doença que afetam a formação de hemoglobina se encontram dentro do contexto de Pandu Roga.
Como fatores causativos gerais atribuídos a manifestação dos desequilíbrios estão o consumo excessivo de alimentos alcalinos, ácidos e salgados, calor excessivo, supressão das necessidades fisiológicas, além de outros fatores que agravam o Pitta dosha.
A patogênese da doença se desenvolve a partir do Pitta agravado (subdoshas Sadhaka e Ranjaka) juntamente com Vata, pelas qualidades ushna (quente) e sukshma (penetrante) destroem Rakta (sangue), o tecido muscular e Ojas, produzindo Pandutva (palidez) no corpo.
Além de evitar ou cessar as causas, as linhas gerais de tratamento de Pandu roga envolvem terapias de oleação seguidas de indução de purgação, além do uso de formulações à base de Amalaki, Yastimadhu, Draksha, Triphala, dentre outras ervas, com o objetivo de pacificar Pitta dosha.
Leucemia
A leucemia é o câncer mais frequente em crianças e um dos mais comuns no mundo, com uma estimativa de 10.180 novos casos no Brasil em 2020 (dados do INCA). Caracteriza-se como uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida, que pode ser classificada como aguda ou crônica, em relação à velocidade de seu desenvolvimento, e pelo tipo celular predominantemente afetado – linfoide ou mieloide.
O acúmulo de células defeituosas e o funcionamento inadequado da medula óssea podem levar a sintomas muito variados de acordo com o tipo e evolução da doença -fadiga, falta de ar aos esforços e/ou em repouso, palpitações, sonolência e confusão mental são sintomas comuns, e similares às condições descritas para a Anemia. Como há um comprometimento relativo à redução dos glóbulos brancos, que são células de defesa do nosso corpo, ocorre também maior suscetibilidade a infecções frequentes, febre, gânglios linfáticos inchados, perda de peso, desconforto abdominal, dores nos ossos e nas articulações, entre outros.
Não é possível fazer uma correlação direta dos diferentes tipos de leucemia com as doenças descritas no Ayurveda, no entanto, as chamadas terapias Rasayana que têm o objetivo de incrementar a imunidade, nutrição e força do corpo podem ser trazidos para a rotina do paciente, de forma a complementar o tratamento convencional.
Cuidado e bem-estar do corpo e da mente.
Yoga, outro assunto muito importante dentro do Ayurveda.
Muito conhecido pelos asanas, as posturas físicas são, na verdade, apenas uma pequena parte dessa filosofia, o Yoga é um dos seis darshanas (filosofias) da cultura hindu que validam os Vedas (escrituras sagradas).
Seu principal objetivo é atingir a liberação das flutuações da mente. O Yoga Sutras de Patanjali é o compilado mais antigo (entre 200 a.C e 500 d.C) que fala exclusivamente sobre o yoga. Ele resume o ashtanga yoga, uma descrição dos oito passos para encontrar a liberação. Dentro desses passos estão yama (controlar/não fazer), niyama (observância/ fazeres), asana (postura), pranayama (controle da respiração), pratyahara (abstração dos sentidos), dharana (concentração), dhyana (meditação), samadhi (comunhão/ dissolução do eu). É um texto simples que traz apenas informações essenciais, deixando esclarecimentos para a tradição oral.
O hatha yoga como conhecemos é introduzido por obras mais recentes, que são o Hatha Yoga Pradipika (séc XV), Gheranda Samhita (séc XVII) e Shiva Samhita (séc XVIII). Essas obras descrevem de forma mais detalhada as práticas corporais como asanas (posturas), pranayamas (respiração), bandhas e mudras (selos corporais), shatkarmas (limpezas do corpo) etc.
Essas práticas são consideradas degraus para uma prática mais elevada de yoga que é o Ashtanga Yoga de Patanjali.
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