Blog Faesda
Subdoshas: você sabe o que são?
Os doshas – vata, pitta e kapha – desempenham importantes funções em nosso organismo. Quando em adequado funcionamento, promovem estrutura em nosso corpo. Quando em desequilíbrio, são responsáveis pelo processo de adoecimento.
Cada dosha possui uma função geral e são divididos em 5 tipos cada um, comumente chamados de subdoshas. Eles representam funções específicas dos doshas.
Subdoshas: Vata = Éter + Ar
O Vata é responsável por tudo que envolve movimento – seus subdoshas são os responsáveis pela respiração, circulação, excreção e também atividade de buddhi (inteligência), mente e órgãos dos sentidos.
Pitta: Fogo + Água
Pitta é responsável por todas as transformações, metabolismo e digestão, tanto de comida quanto de tudo que alimenta nossos sentidos. Assim, seus subdoshas são responsáveis pela digestão, equilíbrio térmico, visão, características da pele, hematopoese e também pelo funcionamento da inteligência e cognição.
Falamos um pouco mais sobre este dosha no post Pitta e Agni: entenda a diferença entre os termos.
Kapha: Água + Terra
Kapha traz a nutrição, sustentação e força para o corpo, por isso seus subdoshas controlam a estabilidade e a lubrificação. Por meio da umectação, o corpo consegue entender os sabores dos alimentos e digeri-los de forma adequada, além de proteger as articulações e demais junções. Eles também nutrem o coração e o cérebro, promovendo força e proteção.
Para saber mais sobre ayurveda e seus princípios, siga a FAESDA nas redes sociais e acompanhe nosso blog.