FAESDA
Por: FAESDA, 26/06/2023 em Sem categoria

Diabetes – A visão pela ótica do Ayurveda

Em 26 de junho é comemorado o dia Nacional do Diabetes, uma data que surgiu em parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar os brasileiros sobre a doença que afeta em torno de 8,9% de toda a população do País.

Como forma de conscientização deste importante dia, abaixo trazemos um pouco de como a Diabetes é vista pela ótica do Ayurveda.

A diabetes é uma síndrome causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e promove energia ao corpo. A síndrome possui dois tipos de classificação, podendo ser do Tipo 1 ou do Tipo 2.
No Ayurveda, essa condição pode entrar na categoria de Prameha (desordens do aparelho urinário), especificamente Madhumeha (urina doce).

Um dos sintomas da doença é a poliuria, ou seja, o aumento da quantidade de urina a ser excretada pelo corpo. Mutra (a urina) é um importante mala (produto residual), e sua principal função é excretar kleda (umidade utilizada no metabolismo). Nessa condição, qualquer dos três doshas pode estar envolvido, contudo, a causa normalmente se dá por Meda (tecido adiposo), Mamsa (tecido muscular) e Kleda (produto residual) viciados.

O aumento desses três fatores, somado ao vício de Kapha e Pitta dosha, que irão obstruir o caminho de Vata, leva à condição de Madhumeha, cujo principal sintoma é a urina adocicada.

Algumas das causas para essa condição são estilo de vida, dieta, fatores de stress, ficar acordado durante a noite, refeições irregulares e questões genéticas.

Os tratamentos normalmente envolvem Shodana (purificação do corpo), exercícios físicos, mudança de hábitos, reduzir a ansiedade por meio de meditação e yoga, reduzir o consumo de açúcar e o uso de diversos preparados de forma natural pelo Ayurveda.

Lembrando que o tratamento de forma integrativa através do Ayurveda sempre deve ser realizado em pessoas que já estejam em tratamento com um médico.

Quer aprender mais sobre o Ayurveda?

Se inscreva no nosso curso de FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM AYURVEDA

CLIQUE AQUI

Compartilhe: