Blog Faesda
Feliz Natal
De acordo com o Ayurveda, a palavra Āyu deriva da raiz इण गतौ, que significa Gati (movimento). Então Āyu é entendido como um período de vida e é a combinação de Śarīra (corpo), Indriya (sentidos), Sattva (mente/psique) e Ātmā (alma). Ayu se divide em 4 categorias, sendo a 1ª delas, “Hitāyu” ou período de vida benéfico/utilitário, a que gostaríamos de trazer aqui para uma reflexão neste fim de ano.
Hitāyu é o estado daquelas pessoas que desejam o bem de todas as criaturas , que não aspiram a posse dos outros, que falam a verdade, que amam a paz, que analisam antes de agir, que seguem os três desejos de Dharma, Artha e Kama (virtude, riqueza e prazer) de forma equilibrada, que veneram ou respeitam os merecedores, que se esforçam pelo conhecimento, pela ciência e pela pacificação, que servem aos anciãos, que controlam emoções de afeição, angústia, inveja, orgulho e estima, e que exercem a caridade.
Sabemos que a época do Natal é celebrada entre os cristãos, no Ocidente e representa o nascimento/renascimento, o amor, a compaixão e a caridade. É sempre no fim de cada ano que os valores mais nobres são lembrados, exaltados e representados na mídia de muitas formas e, por isso, é um momento em que muitas pessoas se preocupam mais em doar, acolher e respeitar.
Na maior parte do Oriente não se comemora o nascimento de Jesus, tampouco a chegada do Papai Noel, no entanto, a filosofia indiana, tratada aqui, nos brinda com muitos conceitos riquíssimos em sabedoria, em conhecimento acerca da Divindade (para quem crê), e ainda conhecimento acerca de nós mesmos, trazendo maior compreensão a respeito da forma como lidamos com nossa saúde, sobre como nos relacionamos com a natureza e os alimentos e sobre a forma como nos relacionamos com os demais seres.
O estado de Hitāyu nos conduz ao entendimento de que devemos nos manter em harmonia com tudo à nossa volta, e buscar o equilíbrio nas emoções, atitudes e pensamentos ao longo da vida, em cada ano, e não somente em determinada data. Hitāyu fala em Paz, estudos, verdade e amor que devem fazer parte de nós sempre.
Então, que neste fim de ano, ao celebrarmos o Natal, aqui no Brasil, possamos nos lembrar desse estado de benevolência e respeito com todos os seres, para que sigamos em frente rumo a um mundo cada vez melhor! São os votos da FAESDA, um Feliz Natal a todos!