Blog Faesda
Bem-vindo ao blog da FAESDA, fique por dentro de nossos conteúdos e assine nossa newsletter!
O uso de Dravyas como medicamentos
Os Dravyas (substâncias) podem ser Ahara (alimentos) ou Aushadha (medicamentos) no Ayurveda, sendo que substâncias consideradas alimentos podem também ser usadas como medicamentos.
Para que as substâncias sejam terapeuticamente plicáveis e tornem-se medicamentos para as doenças, precisam ser usadas da forma correta, com método de preparo e dosagem apropriados, e com propósito específico.
Aushada é definido numa perspectiva bem ampla no Ayurveda. Diferentes partes de plantas, produtos animais e até mesmo minerais estão entre os vários meios usados para reestabelecer o equilíbrio do corpo e da mente, aliviando os sintomas das doenças. Além disso, local, ambiente e tempo também têm um papel importante na cura de uma doença, e precisam ser considerados na decisão sobre qual o melhor medicamento utilizar numa determinada doença de um paciente específico.
O Karma (ação terapêutica) das substâncias é explicado com base nas suas qualidades inerentes, em termos de Rasa (sabor), Guna (propriedades), Virya (potência), Vipaka (transformação pós digestiva) e Prabhava (ação terapêutica específica). Por isso, é essencial ter o conhecimento detalhado dessas propriedades de uma substância antes de usá-la na prática.
Por fim, para se ter sucesso no tratamento, algumas características das substâncias devem ser consideradas:
– Bahuta – comum e disponível em abundância;
– Yogyatva – deve agir nas condições dadas – paciente, doença, local;
– Anekavidhakalpana – pode ser utilizada de diferentes formas – preparações;
– Sampath – deve ter as melhores qualidades terapêuticas.
Que tenhamos esta consciência da importância das Dravyas – incluindo nelas as plantas medicinais – promovendo o cuidado com a nossa Floresta Amazônica!
Que este texto traga esta reflexão, nesta semana em que se comemora o Dia da Amazônia – 05 de setembro de 2022.