Blog Faesda
YOGA, PRANAYAMA E A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA CORPORAL PARA A PRÁTICA DO AYURVEDA
“O método indicado para prevenir doenças é evitar prajñaparadha (erro intelectual), controlar os órgãos dos sentidos, boa memória, conhecimento correto de local, tempo e de si mesmo. O sábio deve adotar cedo o que ele acredita ser benéfico para si. ” (C.S.Su.7.53-54)
Dentro de Nyamas (observâncias), swadhyaya (auto conhecimento) é a busca do saber interior e do conhecimento de textos espirituais. Já nos angas (partes) seguintes, são citadas outras formas de autoconhecimento.
Os asanas e pranayamas são uma forma de controle corporal, que além de serem benéficos para o organismo, podendo até ser uma forma de exercício físico, também oferecem uma expansão da consciência.
Os asanas oferecem essa consciência através do controle do corpo, que é dito que sem o qual não é possível atingir o controle da mente de forma eficiente.
E os pranayamas através do controle de prana (energia vital sul), que acontece pelo controle da respiração e mantém a mente estável.
As práticas sicas de yoga também são responsáveis por limpar os nadis (canais sus) ampliando assim as vias por onde a consciência pode fluir.
Como a prática de yoga também leva ao controle da mente, removendo as influências de rajas e tamas (doshas mentais), também faz com que o indivíduo evite prajñaparadha (erro intelectual), podendo assim tomar as melhores escolhas para a sua saúde de acordo com o conhecimento sobre si e o conhecimento adquirido sobre as coisas externas de si.
DICAS DE PRANAYAMA E LIMPEZA
Kapalabhati(técnica de limpeza): é um kryia do Yoga, que significa crânio brilhante. Ele elimina todos os males causados por kaphadosha. É uma técnica de limpeza das vias nasais, que ficam congestionadas com mais frequência durante o inverno, por ser uma estação onde se agrava. Consiste em inspirar levando o abdômen para fora, chegando à totalidade da capacidade pulmonar, e exalar com força ao mesmo tempo que contrai o abdômen.
Nadi shodhana: o pranayama deve ser praticado diariamente, com uma paisagem mental em que predomine Sattva e a harmonia, até que o canal sutil central esteja livre de impurezas.
Nadi shodhana é a respiração polarizada, sentado com a coluna ereta deve-se inalar pela narina esquerda (ida nadi ou canal sutil lunar), reter a respiração pelo tempo que for possível, e exalar pela narina direita (pingala nadi ou canal sutil solar). Na sequência deve se inalar pela narina direita, reter e exalar pela esquerda. A inalação e exalação devem ser lentas para manter a energia do corpo. Essa técnica deve ser feita quatro vezes ao dia, e a progressão é gradativa até que se consiga fazer 80 retenções por sessão.
Gostou do nosso conteúdo e quer aprender mais sobre?
Estude conosco!
FORMAÇÃO EM TERAPIAS DO AYURVEDA
APROFUNDAMENTO EM AYURVEDA PARA TERAPEUTAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM AYURVEDA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE